APRESENTAÇÃO


O conjunto de trabalhos que o amigo leitor encontrará aqui foi produzido ao longo de alguns anos. Não posso aqui precisar quantos, talvez uns vinte. A grande maioria deles publicada no jornal A TRIBUNA SANJOANENSE de SÃO JOÃO DEL REI (minha terra nanal) e NOVA MIDIA de BARBACENA; ambas tradicionais cidades históricas mineiras muito politizadas.

Obviamente há uma cronologia de publicação associada aos acontecimentos que inspiraram as respectivas reflexões. Depois de muito pensar, se deveria mencionar datas, resolvi aboli-las, pois achei que correria o risco de tornar seu passeio um tanto dirigido e até cansativo. Posso imaginar alguém lendo algo retratando fato acontecido há anos! Talvez se sinta entediado. Então, no intuito de instigá-lo, apresento uma miscelânea de trabalhos recentes e antigos, a fim de lhe subtrair, de propósito, qualquer direcionamento e deixá-lo livre para pensar, buscando no tempo, por si, tal associação. Acredito ainda que dessa forma esteja incitando sua curiosidade à medida que avance passos adentro. Sua leitura poderá inclusive ter início pelo fim ou pelo meio, que não haverá prejuízo algum para a percepção de que as coisas no Brasil nunca mudam. Ficará fácil constatar que a vontade política é trabalhada para a perpetuação da incompetência administrativa, obviamente frutífera para algumas minorias.

Penso que, se me dispus a estas publicações, deva estar antes de tudo, suscetível a criticas e, portanto, nada melhor que deixá-lo, valendo-se unicamente das informações contidas no texto, localizar-se na história. Caso não lhe seja possível, temo que o trabalho perca qualidade perante seu julgamento pessoal. Por conseguinte, acredito que isso não acontecerá; a não ser que o leitor não tenha, em tempo, tomado conhecimento dos fatos aqui retratados. Procurei selecionar de tudo um pouco; certamente sempre críticas, porém algumas muito sérias carregadas de um claro amargor. Outras, mais suaves, pândegas e até envoltas num humor sarcástico. Noutras retrato problemas da minha São João del-Rei. Até cartas para congressistas em Brasília há. E em alguns pontos, para abusar da sua paciência, introduzi coisas muito particulares. Críticas à parte, nessas, apenas falo de mim, afinal, apesar de amigos, talvez nunca tenhamos trocado impressões sobre coisas tão pessoais. . .

Aqueles que me conhecem há tempos, sabem que sou um obstinado por política, apesar de jamais tê-la exercido diretamente. Motivos houve de sobra e numa oportunidade poderei explaná-los. Todavia, do fundo do coração, afirmo que tal paixão tem como motor um doloroso inconformismo por ver o Brasil tão esplêndido e tão vilipendiado; vítima inconteste dessa cultura avassaladora de demasiada tolerância à antiética e à imoralidade na administração pública. Comprovadamente este é o pior dos tsunames com potencial para ter retardado nosso progresso mais de três séculos e grande responsável pela perpetuação da pobreza de metade da nossa população, pelo analfabetismo total e funcional, pela violência social e pelo abismo intransponível que aliena gigantesco contingente, maior que um quinto da população do continente sul americano. Diante do inaceitável absurdo, impossível me conformar em silencio diante dos atos e fatos que vão vergonhosamente enxovalhando nossa história e nos deixando como um gigante deitado sobre o escravismo que a Lei Áurea não foi capaz de abolir.

O título? Esse, talvez, seja o mais difícil explicar. GRITOS SEM ECOS representa uma espécie de pedido de socorro do náufrago, que sabe que de nada adiantará espernear, pois não há interlocutores, não há socorro, não há saída, não há conscientização; mas, assim mesmo, grita.

Será um prazer receber sua visita e ler suas opiniões, elogios ou críticas.

Forte abraço!



quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PARÓDIA À AUTOFAGIA COMUNISTA LATINDO AMERICANA



PARÓDIA À AUTOFAGIA COMUNISTA LATINDO AMERICANA

Essa semana os brasileiros, sem entender nada, porque não era para entender mesmo, assistiram a uma aventura real, que serve para inspirar algum cineasta de segunda classe. Um senador boliviano foi transportado na calada da noite diplomática latino-americana desde a Embaixada do Brasil na Bolívia até a fronteira. Uma aventura de 1.600 km através do território boliviano, cujos protagonistas, além do senador, eram um diplomata que servia na Embaixada do Brasil e dois fuzileiros navais como guarda costas.

O pobre senador, que atende pelo nome de Roger Pinto Molina, estava asilado na Embaixada do Brasil por um ano e meio, sem julgamento, sem condenação, sem tomar banho de sol, sem botar nem o calcanhar na rua; dizem que até sem botar aquilo naquilo, em estado lamentável de saúde física e mental. É acusado de cometer o crime hediondo de fazer oposição ao Sr. Presidente ditador comunista Evo Morales, tetra neto do ex-ditador Touro Sentado, aquele que sentava em cima de toda lança que encontrava pela frente. Touro Sentado ensinou para seu precioso neto boliviano que comunista que se presa não aceita oposição nem da própria imagem no espelho d´agua.

Por isso Touro Sentado Neto, ficou uma arara vermelha de tão nervosa, porque tinha certeza absoluta que torturando Roger Molina em banho-maria, como se cozinhava ovos no DOI CODI, ia pegá-lo para quebrar seus ovos. Mas, quando ele acordou, o senador sabonete já havia escorregado para o Brasil, estava debaixo da calça da Dilma Presidenta – calça porque ninguém nunca a viu de saia. Então a única ação que lhe restava foi mandar seu valente embaixador contar um monte de marra a ponto de quase estourar uma guerra diplomática nuclear entre as duas potências latindo.

Chegando a Brasília todos queriam falar com o fugitivo sabonete, mas ele não conseguia falar nada, porque seu advogado, por precaução e medo de irritar a Presidenta Macha de tanta raiva, que podia mandá-lo de volta para a tortura de Touro Sentado Neto, costurou sua boca para que nem miasse. Como se não bastassem os tantos problemas na cabeça, desde os malvados médicos brasileiros que não querem trabalhar nos hospitais caindo aos pedaços, passando pela inflação que tem soltado muitos gases fétidos no Planalto, até a rejeição aos médicos cubanos formados na Ilha da Fantasia Cubana, mais comunista, democrática e desenvolvida do mundo; Dilma agora ainda tem essa bomba de ter que fingir que é democrática aceitando um sabonete debaixo da sua calça ou então dar uma de comunista do papo vermelho e mandá-lo de volta às garras de Touro Sentado Neto. Se fizer isso, vai pegar mal perante o eleitorado de burros brasileiros, se não fizer, da mesma forma, Touro Sentado pode cortar relações anti-diplomáticas com o Brasil e até o Gão Mestre Fidel Castro Che Sem Vara poderá mandar buscar seus médicos de volta.

Lula, aquele que sofre amnésia e cegueira crônicas, com certeza ainda não soube de nada. Quando souber, se souber; vai mandar aumentar o salário do ministro Anti -Patriota lá nas Nações Unidas o compensando por também ter declarado não saber de nada. Em seguida ordenará que Dilma abra as pernas para o sabonete cair e ficar lá por Brasília mesmo ganhando salário de senador brasileiro, depois irá lá à Bolívia acalmar Touro Sentado Neto com um empréstimo daqueles para perdoar em vinte anos. Por último vai chamar o Ministro da Defesa Contra Ninguém e também aconselhá-lo a fazer como ele e o Anti-Patriota: nunca ver nem ouvir nada. Lula é um ás na política! Por isso o presidente americano Barack Ibama o chamou de “O Cara” de pau.

Depois “O Cara” de páu certamente irá a Havana se encontrar com Fidel Che Sem Vara para lhe pedir desculpas pelas trapalhadas das duas potências nucleares da America Latindo e prometer que nunca mais isso acontecerá de novo. O assunto será pauta para discussões acaloradas no próximo “Foro de São Paulo”, que ninguém sabe por que o nomearam com o nome do bravo santo, enquanto poderiam tê-lo batizado de FORO DE SÃO FIDEL CASTRO CHE SEM VARA”. Dizem que escolheram o nome do outro santo para os eleitores petistas e anti petistas não desconfiarem.

Enquanto isso tudo acontecia a imprensa brasileira, que foi mordida pela mosca do sono, acordou, fez algumas entrevistas sem graça e conteúdo, deixou o povão sabendo menos que sabia antes, agradou o Planalto que não gosta de imprensa fofoqueira e depois voltou a dormir de novo até que o comunismo cubano se instale por completo na América Latindo.

Enfim, estou ansioso para ver o que acontecerá. Quando o caso foi com o bandido italiano terrorista de esquerda Cesare Battisti, Lula “O Cara” de pau concedeu asilo, carteira de identidade e título de eleitor do PT. Certamente ele se candidatará a deputado petista no Brasil. Vamos ver o que acontecerá com o pobre senador da direita democrática boliviana em oposição ao comunista Touro Sentado Neto. Será que Lula “O Cara” de pau mandará Dilma Presidenta ter a mesma compaixão? Não percam os próximos capítulos da novela comunista latindo americana!

P/ANTÔNIO KLEBER DOS SANTOS CECÍLIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário