APRESENTAÇÃO


O conjunto de trabalhos que o amigo leitor encontrará aqui foi produzido ao longo de alguns anos. Não posso aqui precisar quantos, talvez uns vinte. A grande maioria deles publicada no jornal A TRIBUNA SANJOANENSE de SÃO JOÃO DEL REI (minha terra nanal) e NOVA MIDIA de BARBACENA; ambas tradicionais cidades históricas mineiras muito politizadas.

Obviamente há uma cronologia de publicação associada aos acontecimentos que inspiraram as respectivas reflexões. Depois de muito pensar, se deveria mencionar datas, resolvi aboli-las, pois achei que correria o risco de tornar seu passeio um tanto dirigido e até cansativo. Posso imaginar alguém lendo algo retratando fato acontecido há anos! Talvez se sinta entediado. Então, no intuito de instigá-lo, apresento uma miscelânea de trabalhos recentes e antigos, a fim de lhe subtrair, de propósito, qualquer direcionamento e deixá-lo livre para pensar, buscando no tempo, por si, tal associação. Acredito ainda que dessa forma esteja incitando sua curiosidade à medida que avance passos adentro. Sua leitura poderá inclusive ter início pelo fim ou pelo meio, que não haverá prejuízo algum para a percepção de que as coisas no Brasil nunca mudam. Ficará fácil constatar que a vontade política é trabalhada para a perpetuação da incompetência administrativa, obviamente frutífera para algumas minorias.

Penso que, se me dispus a estas publicações, deva estar antes de tudo, suscetível a criticas e, portanto, nada melhor que deixá-lo, valendo-se unicamente das informações contidas no texto, localizar-se na história. Caso não lhe seja possível, temo que o trabalho perca qualidade perante seu julgamento pessoal. Por conseguinte, acredito que isso não acontecerá; a não ser que o leitor não tenha, em tempo, tomado conhecimento dos fatos aqui retratados. Procurei selecionar de tudo um pouco; certamente sempre críticas, porém algumas muito sérias carregadas de um claro amargor. Outras, mais suaves, pândegas e até envoltas num humor sarcástico. Noutras retrato problemas da minha São João del-Rei. Até cartas para congressistas em Brasília há. E em alguns pontos, para abusar da sua paciência, introduzi coisas muito particulares. Críticas à parte, nessas, apenas falo de mim, afinal, apesar de amigos, talvez nunca tenhamos trocado impressões sobre coisas tão pessoais. . .

Aqueles que me conhecem há tempos, sabem que sou um obstinado por política, apesar de jamais tê-la exercido diretamente. Motivos houve de sobra e numa oportunidade poderei explaná-los. Todavia, do fundo do coração, afirmo que tal paixão tem como motor um doloroso inconformismo por ver o Brasil tão esplêndido e tão vilipendiado; vítima inconteste dessa cultura avassaladora de demasiada tolerância à antiética e à imoralidade na administração pública. Comprovadamente este é o pior dos tsunames com potencial para ter retardado nosso progresso mais de três séculos e grande responsável pela perpetuação da pobreza de metade da nossa população, pelo analfabetismo total e funcional, pela violência social e pelo abismo intransponível que aliena gigantesco contingente, maior que um quinto da população do continente sul americano. Diante do inaceitável absurdo, impossível me conformar em silencio diante dos atos e fatos que vão vergonhosamente enxovalhando nossa história e nos deixando como um gigante deitado sobre o escravismo que a Lei Áurea não foi capaz de abolir.

O título? Esse, talvez, seja o mais difícil explicar. GRITOS SEM ECOS representa uma espécie de pedido de socorro do náufrago, que sabe que de nada adiantará espernear, pois não há interlocutores, não há socorro, não há saída, não há conscientização; mas, assim mesmo, grita.

Será um prazer receber sua visita e ler suas opiniões, elogios ou críticas.

Forte abraço!



sexta-feira, 17 de abril de 2020

O FASCISMO E O PINTINHO


APRESENTAÇÃO:

A reflexão abaixo é uma resposta a um video enviado a mim por um amigo. Eu respeito a opinião dele, mas não concordo. Então resolvi lhe enviar meu ponto de vista sobre o polêmico tema, o qual obviamente não se baseia em qualquer tipo de passionalismo, nem ideológico, nem muito menos político.
Ao se aprofundar no texto o Leitor entenderá o valor que atribuo à história como fonte de consulta. Contudo não me permito esquecer o quanto manipulam-se fatos acontecidos revestindo-os de interpretações baseadas em interesses pessoais ou de grupos minoritários mal intencionados. Para evitar ser vítima de tão sério atentado à verdade prefiro muitas das vezes conferir a história in-loco, em sendo possível com protagonistas ou seus decendentes. Assim procuro trilhar a Estrada do Passado construindo meu" ponto de vista o mais lucidamente possível. Deste modo enriqueço minha vivência e, por conseguinte, minha experiência pessoal diante do mundo hostil, multipolarizado e velozmente mutante em que vivemos.
Interessados encontrem o video em questão no Youtube com o seguinte título: “Como Funciona o Fascismo no Brasil” - tempo 18’28”

O FASCISMO E O PINTINHO

Caro Paulo, não explicitei seu sobrenome porque nesse grupo há outros Paulos e então não sei ao certo com qual deles estou falando. Todavia o Paulo certo logo saberá que é a ele que estou me dirigindo. Bom que todos do grupo participem do nosso debate; assim poderão julgar qual de nós foi mais convincente, uma vez que segundo dizem, sempre consideramos a nossa verdade como a única. Eu não gosto disso e construo minhas verdades estudando muito, lendo muito e viajando muito. Conheço metade do mundo, especialmente paises que já sofreram nas mãos dos fascistas, comunistas e outras facções que só serviram para escravizar a humanidade. Nenhum deles jamais se preocupou com nenhuma Justiça Social. Aliás, o que melhor fizeram foi igualar todos na pobreza, exceto os comandantes montados no Estado. Ambos fuzilaram opositores baseados em julgamentos sumários e sem prova alguma, ambos extorquiram, ambos roubaram, ambos enriqueceram e levaram vida de Lord sem dar ao povo o menor direito de protestar ou ao menos ter paz para viver sem ser vigiado.

Meu amigo, conheço muito bem os EUA (o centro do mundo contemporâneo), para lá fui algumas vezes. Portanto conheço bem o ninho do capitalismo e a felicidade do povo que lá vive, inclusive dos latinos que não querem sair de lá por nada. Conheço a Rússia, Cuba, Italia, Alemanha e 3 paises do leste europeu. Sabe qual a minha prioridade naquelas oportunidades? Conhecer a historia moderna / contemporânea in loco, conversar com dezenas de pessoas jovens e idosos, viajar para o interior a fim de conhecer as sociedades na sua profundidade. Portanto não perco meu tempo com esses intelectuais “socialistas caviar” (desculpe o clichê) que vivem muito bem nos seus países ricos e gostam de construir teorias de doutorado nas costas de sociedades como a nossa: desorganizada intencionalmente por um bando de gatunos que só pensam em enriquecer à custa de um povo ignorante (também intencionalmente), manso e indolente. Este último adjetivo não gosto muito, mas vou usá-lo pra fazer você entender que a indolência é um efeito colateral da ignorância profunda, que gera falta de esperança. E a falta de esperança é o grande cabo eleitoral de todo país pobre. A gatunagem acende a esperança, constrói o populismo alimentado com migalhas e depois recebe a compensação: votos de cabresto. Ai nasce aquela velha historia: dão dez com uma mão e tomam nove com a outra. Sabe por que? Porque se acabar a pobreza, acaba a riqueza. Dos políticos obviamente.

Meu amigo, vou te contar parte da minha história. Sou um velho jovem. Ainda nao cheguei nos setenta, portanto em política já trilhei todos os caminhos que qualquer jovem impulsivo gosta. Ja fui da esquerda paz e amor e até em certas circunstâncias da radical, pois acreditava no tal “Progressismo”. Mas a vida me levou a ser testemunha ocular da história (a verdadeira) para te afirmar que a Revolução de 1964 foi uma das épocas de mais progresso tecnológico e social da nossa história. Ademais havia paz. Ninguém nunca foi molestado por militar algum, a não ser militantes engajados em pular no colo da União Soviética comunista, aquele mesma governada na minha epoca por Leonid Brejnev, discipulo fiel de Lenin e Stalin, dois dos maiores assassinos da “História da Humanidade”. Atribuiem-se a eles a morte por fuzilamento, por fome, frio, trabalhos forçados e opressão de toda ordem, a morte de mais de 100 milhões de pessoas. Hitler e seu fascismo foi fichinha perto desses caras. O fascismo Ítalo/Germano/Nipônico durou pouco mais de duas décadas, enquanto que o comunismo soviético duro setenta anos. 

Olha cara, só a Ucrânia perdeu sete milhões de habitantes inocentes e indefesos que morreram de fome, porque Stalin mandou cortar as rotas de abastecimento do país com o único proposito de anexá-lo ao já imenso território russo. Tudo visando estratégias de dominação, uma vez que o país nunca teve simpatia pelos desmandos do vizinho, sempre ameaçando e amedrontando. E não foi só a Ucrânia. Mais de uma dezena de países passaram pelo dominio russo. Foram saqueados de todas as formas. Até escravidão sexual fazia parte do jogo. Depois da II Guerra Mundial fizeram o mesmo na Cortina de Ferro, constituída pelos paises do Leste Europeu (durou mais de quarenta anos). Va lá e converse com aquele povo e verá quem são os comunistas e como são odiados. Para você ter melhor idéia são proibidos partidos comunistas tanto quanto fascistas. Todos os museus de guerra desses países tocam músicas fúnebres 24 horas por dia em homenagem aos mortos com pira acesa e guarda militar diuturna. 
Tenho vários amigos cubanos vivendo em Miami, todos alcançaram sucesso depois que lá aportaram e com alguns deles mantenho correspondência constante. Ambos são unânimes. Fugiram de Cuba por causa da perseguição comunista impiedosa. Pobreza, falta de liberdade de toda ordem, falta de alimentação adequada. Enquanto isso a nossa esquerda caviar, inclusive os intelectuais e jornalistas brasileiros, americanos e demais, fingem não saber de nada e ainda defendem os métodos comunistas afirmando que lá existem boas escolas, igualdade social (na pobreza; menos para os comandantes-chefes), bons hospitais, saude publica exemplar. No entanto nunca vi nenhum deles migrar pra lá para estudar ou fazer tratamentos de quaisquer espécies. Quando viajam vão para a Europa, America do Norte ou para os paraísos dos paises pobres  à procura de prostitutas baratas e miseráveis.
Quanto à China, nem vou entrar em detalhes para não alongar muito. Mas só para registrar, Mao Tsetung mandou fuzilar mais de 60 milhões de opositores indefesos, sem julgamento e na calada da noite. E você sabe muito bem o que aconteceu há dois meses atrás com o médico chinês, um jovem que soou o alarme inícial contra o Covid 19. Foi preso e virou presunto.
Pois então amigo, diante dessa realidade que conheci com os olhos que a terra vai comer, deixei de acreditar no tal “Progressismo”. Veja lá no dicionário o significado da palavra “progresso” e veja se tem alguma coisa a ver com mortes, opressao e miséria. Ademais, o que o Comunismo e o Fascismo fizeram de bom para a humanidade?
A esquerda gosta de usar o termo “Fascista” como biombo para esconder a verdade. Citam o Brasil com a maior cara de pau como se aqui Bolsonaro estivesse construindo um inferno. Que bobagem! Bolsonaro  manda quase nada, os militares estão quietos no canto deles e quem esta desrespeitando a democracia é o Judiciário, Congresso e os Governadores; exatamente os caras que odeiam os militares. Todos eles militantes de esquerda, grande parcela deles acusados de roubalheira com construtoras, envio de dinheiro para fora do Brasil, desfalques bilionários em estatais, imprudência de toda ordem com o orçamento público, campanha para controlar as redes sociais, reserva bilionária para gastarem como quiserem. Isso tudo diante da miséria, da ignorância e da incapacidade do povo de reagir. Veja você que nosso sistema de saude é um dos piores do mundo. Nosso sistema educacional é um dos piores do mundo. Nossa infra-estrutura esta falida e quando aparece um cara que deseja moralizar isso tudo e quer prender a bandidagem pra dar uma chance histórica para o Brasil passar a ser um país mais ou menos descente, vem o mundo inteiro (ou seja a esquerda caviar inteira) classificar o cara de fascista.

Só quem entende nada de Fascismo é capaz de acreditar que um cara sozinho pode construir um Império Fascista. Hitler para construir seu Império teve apoio de 99% da população, 100% das Forças Armadas, 100% da Polícia Politica, 100% da Imprensa, de Mussolini e do Império Japonês. Bolsonaro coitado, só tem apoio da maior parte a população, enquanto toda a estrutura da República está contra ele. Querem liberdade para gastar a vontade. O grande pecado do fascista brasileiro é não querer deixar. Bolsonaro é pintinho!

Claramente virou moda persegui-lo. Artistas, escritores, cantores, canais de TV, que há décadas vivem à custa do povo encontraram um bom motivo para aparecer. Até o Papa absolveu Lula. Sujeito condenado em três instâncias por oito juizes e ampla defesa - maciçamente divulgada nas midias nacional e internacional - e resolveu condenar o pobre do Bolsonaro. Enquanto isso até as pedras sabem que a Igreja Católica tem grande dívida com o mundo e com a Liberdade, porque não foi capaz de abrir a boca contra o verdadeiro Fascismo de Mussoline e Hitler. Ficou se borrando de medo. Sua tradição é essa: silenciar-se ou apoiar tiranos violentos unindo-se a eles. Prova disso é seu silêncio diante dos crimes bárbaros cometidos contra a população miserável da Venezuela. Como se não bastasse estamos vendo a maioria dos membros da nossa Egrégia CNBB, vira e mexe se pronunciando contra o Fascismo Pintino do Bolsonaro. O critica, porque sabe que ele não oferece risco algum. Faço notar a contradição da sua política de dois gumes. Aqui acusa Bolsonaro de Fascista e na Venezuela, onde o Comunismo mata impiedosamente de fome e opressão, se cala.

Ele virou a bola 1. Querem seu impeachment para colocar quem no seu lugar? Hamilton Mourão. Obviamente esperam que ele vá assentar para negociar com o Congresso nos termos que interessam para seus cães famintos. Ou pensam que vá se ajoelhar para a imprensa e abrir o cofre para continuar como era na época Petista - caixa aberto à custa do povo - Ou supõem que vá abrir as portas das estatais para os amigos dos amgos dos bandidos. Certamente calculam que a Lei Rouanet continuará a molhar a mão de artistas ricos em detrimento dos pobres como sempre foi. Afinal o povo acredita é na mentira dos ricos, não é? Eles é que têm carisma para enganar a plebe. Ah, já ia me esquecendo do MEC, aquele ralo de dinheiro fácil para um bando de privilegiados sair pelo mundo fazendo excursão com nome de simpósio e pesquisa, diárias fartas em hotéis de luxo e 1as classes nas melhores linhas aéreas do mundo. O MEC do Brasil gastou mais com educação nos últimos 20 anos do que muitos países ricos e olhe o grau vergonhoso da qualidade do nosso ensino em todos os níveis. Nenhuma Universidade Brasileira nem mesmo entre as 500 melhores do mundo. Nenhum Premio Nobel. Se houvesse o da grande ladroeira, certamente teríamos abiscoitado um. 
Olha cara, defendo Bolsonaro até a morte se for preciso, simplesmente porque não gosto de bandido metendo a mão no meu bolso. Não sou gado e quem votou nele votou exatamente para isso. Quer um país melhor e para ser melhor tem que se livrar da ladroagem primeiro. Não há outra saída. 
Então, de repente, me aparece um rapazote desses, metido a entender de tudo, construindo teorias sobre personalidades e sociedades fascistas. Ninguém aqui está preocupado com Fascismo. A preocupação do povo é com o oportunismo das quadrilhas seculares de políticos.
Veja você. O PT e a esquerda caviar esteve no poder por 14 anos + 8 do FHC = 22 anos e a pobreza acabou? O povo melhorou? Ah claro que melhorou dirá você e a esquerda. Tem hoje Bolsa Familia e Minha Casa Minha Vida, que já não mais existe porque eles mesmos quebraram o sistema. Lula (votei nele em 2002) virou bandido, se associou ao ditador comunista assassino Fidel, fundou o Foro de São Paulo comunista, mandou bilhões de dólares para ditadores comunistas opressores bandidos e ainda queria ser o segundo Stalin da nova União Soviética Comunista da América Latina. Mentira? Leia o estatuto do FORO DE SÃO PAULO e verá qual era a verdadeira intenção do baixinho garganta profunda. Ouça seus discursos de campanha e confira se houve qualquer abordagem sobre sua intenção de transformar o Brasil em patrocinador e sede de um futuro Império Comunista.

Veja voce: Lula, o grande estadista ficou 8 anos no poder... 96 meses ganhando 20 mil reais/mês líquidos perfazendo um total de aproximadamente 2 milhões de reais. Esta fora do poder sem trabalhar há 10 anos e continua ganhando seus 20 mil. Portanto mais 2,5 milhões aproximadamente. Mesmo sem gastar nada, 4,5 milhões daria para o sujeito manter o alto nivel de vida que leva e ainda catapultar seus filhos ignorantes à condição de milionários? Só a Oi telefônica processa um dos filhos dele pelo calote da bagatela de milhões de reais. Fora sítio, triplex e outros. No entanto a imprensa fala nada, intelectuais falam nada, a esquerda mundial nunca ouviu dizer, porque têm Bolsonaro e seus filhos fascistas pintinhos para combater.

Cara acredito até que o Flávio Bolsonaro tenha culpa. Acredito mesmo. Sabe qual a acusação contra ele? Desvio de 1,3 milhão de reais na Alerj. Sabe qual a acusação contra seu presidente petista na mesma epoca? 43 milhões de reais. Isso sem contar o Psiane e outros artistas. Ah; estou me esquecendo do Cabral. Todos amigos do PT que a imprensa e os intelectuais veneram, inclusive os americanos entrometidos.
Meu amigo Paulo, gostaria de assentar com esses caras por uma hora pelo menos, sem vaia porque o melhor que sabem fazer, quando levam na cara a verdade é vaiar; que destruiria um por um. Esses caras são bons de argumentação com jovens incautos e ignorantes. Uma covardia, uma falta de ética. Distorcem a verdade com supressão do sofrimento de milhões de pessoas através do mundo. 

Em resumo: Fascismo é pinto em comparação ao comunismo e este último como o primeiro deveria ser também proscrito para sempre. A humanidade para melhorar não precisa de senhores feitores, censores e nem bandidos. Muito pelo contrário. Quanto mais liberdade, democracia e legalidade mais justiça social. A razão é direta. Fora disso a história comprova que não deu e não dará bons resultados.

E acostume com a ideia: se a bandidagem da esquerda comunista não conseguir derruba-lo, vai ser reeleito em 2021 para mais 4 anos só com o apoio do povo e campanha barata. Isso não é e nunca será fascismo, nem comunismo, mas vontade de ser feliz livre de bandido social/comunista bom de papo.


Forte abraço!