APRENDENDO A PERGUNTAR POR QUÊ?...
A Ciência da Comunicação compõe-se de
quatro bases principais: Informação, Órgão Emissor, Órgão Transmissor e Órgão Receptor.
Informação - fato que se deseja informar. Órgão Emissor - o canal. Órgão
Transmissor - caminho por onde viaja a informação. Receptor - sujeito que vai
ouvir e entender a informação. É preciso que esses quatro elementos estejam em
harmonia, senão a informação não acontecerá.
Apesar da importância de todos,
considera-se que o receptor seja o mais importante, porque sem alguém para
compreender o assunto nada teria sentido, pois não se informa alguma coisa às
paredes. Daí é preciso o uso de um código certo. Um exemplo de código errado seria
certa transmissão feita em português para um inglês entender. Por isso o Órgão
Emissor e o ouvinte devem estar usando o mesmo código. Outros exemplos até mais
engraçados podem ser considerados. Um cão não pode se comunicar com um gato ou
um médico não consegue fazer um militar entender como se opera um coração.
Dentro dessa perspectiva observamos
que, ao nascer, nós humanos sabemos nada do mundo, mas podemos chorar e nossa
mãe pode nos entender. A criança emite um som, a mãe entende o código: frio,
dor, fome, medo... Durante o crescimento a criança usa a inteligência para
entender o mundo e por volta dos seis anos quer saber o por quê de tudo. Certos
pais perdem a paciência com o pequeno que pergunta de minuto a minuto, porque
não entendem que ele esta á procura de informações. Mamãe, por que o cachorro late?
Por que a chuva cai? Se a mãe não usar um código simples a criança jamais entenderá
a informação.
Todavia, com a evolução do
crescimento as dúvidas vão ficando mais complexas e neste momento entra em ação
a “Escola”. Lá aprenderá por que dois mais dois é igual a quatro. Por que a
água ferve? Por que o feijão brota? Nesta altura já terá capacidade de entender alguns códigos. O idioma do professor e os códigos matemáticos. Números e sinais também são
códigos.
Ao longo da vida ganhamos cada vez
mais códigos que vão enriquecendo nosso saber através do grande número de
informações que nos trazem e que aprendemos. Por isso nos transformamos em
médicos, advogados, pedreiros, contadores, mecânicos... Todos esses
profissionais se tornaram capazes de entender códigos e rapidamente
transformá-los em informações e estas em habilidades.
Contudo, todos os profissionais são,
antes de tudo, seres humanos e devem se relacionar bem com outros da mesma
espécie. Nasceu assim a “Ciência Política”, a mais importante delas, uma vez
que relações humanas são pura política. Aqui, de novo, entra em cena a
“Escola”, o lugar onde o indivíduo começa a aprender que seu limite termina
onde começa o do colega. Este aprendizado também é um tipo de informação codificada, que
resultará no exercício do “respeito ao outro”, uma das bases da democracia,
porque só haverá gozo de cidadania plena havendo equilíbrio entre direitos e
deveres.
Então, a escola além de formar
profissionais e o progresso individual e nacional, também é uma espécie de
coração pulsante onde o ser humano entra como pedra bruta, aprende a decodificar milhares de informações e deve sair com o
brilho de uma joia rara, bela, útil, cara, admirável.
Mas a missão da “Escola” ainda não
acaba por aqui. Sua grande importância, muito além de formar joias para servir,
é ensinar o ser humano a “Pensar”. Agora não estou me referindo ao
conhecimento, mas à capacidade de enxergar não só em volta de si, mas além da
linha do horizonte. Muitos desafios e segredos das relações políticas e,
portando da vida, pairam bem distantes, mas têm influência imediata na nossa
vida. O indivíduo que não sabe diferenciar as nuances dos códigos das verdades e das mentiras
não esta preparado para se defender e, como tal, não esta preparado para a vida, porque, em política verdades e mentiras andam de
mãos e pés atados, ora coloridas, ora monocromáticas, ora em preto e branco.
Ambas chegam sorrindo, mas geralmente a mentira vem soltando fogos com
promessas que não pode cumprir.
Como então diferenciá-las? Apenas
saber perguntar “por que” basta? Claro que não! De novo cabe à “Escola”
acostumar o indivíduo com outras importantes perguntas, dentre elas: Pra quê,
Quem, Onde, Quando, Com que Finalidade?
Um professor jamais terá sucesso
como profissional, como cidadão ou como familiar, se não estiver equipado com
essa capacidade, assim como nenhum cidadão jamais viverá em democracia plena,
se não se acostumar a ter em mente estas palavras. O exercício da cidadania se apoia
na capacidade de formular essas questões na hora certa e entender o sentido das
respostas, mesmo que tais respostas sejam apenas evasivas ou silêncio. O ato de
“Pensar” leva o indivíduo ao ato de “Questionar”. Aquele que questiona e é
capaz de entender as respostas jamais se engana com a cara falsa da mentira
colorida.
Se todos os cidadãos brasileiros
estivessem capacitados para “Questionar”, não haveria injustiça social no
Brasil. Assim seria melhor, porque a injustiça aumenta a pobreza e mantém a
ignorância fazendo brotar a semente da mentira colorida com cara de verdade.
Hoje o povo brasileiro esta
vivenciando pesada crise financeira e moral e somente agora, quando é tarde
demais, muitos começam a acordar para o desastre, porque desconheciam códigos informativos
publicados há muito tempo na imprensa, na internet e outros meios de comunicação,
os quais previam que qualquer hora o Brasil ia afundar. Poucos questionaram e
ficaram satisfeitos apenas com aparências. A mentira trazia escondido na sua
bolsa códigos de falsa verdade que enganaram o povo desprezando a mais básica
lei matemática: - “saco que sai mais do que entra esvazia” - e como sacos
vazios não param de pé o governo, para enchê-los de novo pretende aumentar
impostos e continuar usando medidas populistas carregadas de falsidades. Aí
esta a mentira colorida sorrindo dissimuladamente fazendo o povo esquecer que
mais tarde alguém vai pagar o pato. E quem será? Pode ser seu filho! Às vezes
nem tão tarde...
O código correto informa a quem
aprendeu a questionar que bons governantes não precisam nem da sóbria verdade,
nem da mentira colorida. Devem apenas cumprir as leis impressas na Constituição
Federal, nos Códigos Civil, Penal, do Consumidor, a Legislação Trabalhista e demais Leis Complementares.
Muito se gastou de tempo e dinheiro,
a fim de que essas leis fossem criadas e colocassem coleira no Estado e no
capitalismo. No entanto governantes donos da mentira colorida não cumprem a
ordem legal, preferem enganar o povo com pequenos agrados que não vão poder
cumprir para sempre e depois, para despistar, dizem que estão acabando com a pobreza. Depois, quando tudo da errado, aproveitam para colocar a culpa do sofrimento do povo, na elite, nos
países ricos, no sol, na lua, nas estrelas... Pior; dizem que o marxismo
comunista vai exterminar a pobreza. Outra mentira, porque isso nunca funcionou em lugar nenhum e os pobres continuaram cada vez mais pobres e sem liberdade. Enquanto isso a verdade fala e ninguém ouve: - Político
que dá quer escravizar.
Agora vamos questionar:
Por que o
governo brasileiro gasta bilhões fora do Brasil dando nosso dinheiro suado para
ditaduras comunistas, que não respeitam a liberdade democrática, enquanto aqui velhos
morrem à míngua, nossos hospitais caem aos pedaços, escolas sucateadas se
espalham pelo país, a infraestrutura logística não comporta a demanda, a carga
tributária é a mais alta do mundo, nossos combustíveis são ruins e caros e as
cidades brasileiras cada vez mais se afogam na violência e no trânsito
caótico?
Talvez nossa democracia esteja em
risco! Será?
Pense, leia,
pare, olhe, escute, pesquise, informe-se! Entenda os códigos das mentiras coloridas:
ENGANAR PARA ENFRAQUECER E DOMINAR. Este é o código.
Assim os ditadores comunistas roubaram a liberdade em muitos países, conta a história verdadeira.
Assim os ditadores comunistas roubaram a liberdade em muitos países, conta a história verdadeira.
Por isso, estão em suas mãos nossa liberdade e
um futuro melhor. Pense!
ANTÔNIO KLEBER
DOS SANTOS CECÍLIO