APRESENTAÇÃO


O conjunto de trabalhos que o amigo leitor encontrará aqui foi produzido ao longo de alguns anos. Não posso aqui precisar quantos, talvez uns vinte. A grande maioria deles publicada no jornal A TRIBUNA SANJOANENSE de SÃO JOÃO DEL REI (minha terra nanal) e NOVA MIDIA de BARBACENA; ambas tradicionais cidades históricas mineiras muito politizadas.

Obviamente há uma cronologia de publicação associada aos acontecimentos que inspiraram as respectivas reflexões. Depois de muito pensar, se deveria mencionar datas, resolvi aboli-las, pois achei que correria o risco de tornar seu passeio um tanto dirigido e até cansativo. Posso imaginar alguém lendo algo retratando fato acontecido há anos! Talvez se sinta entediado. Então, no intuito de instigá-lo, apresento uma miscelânea de trabalhos recentes e antigos, a fim de lhe subtrair, de propósito, qualquer direcionamento e deixá-lo livre para pensar, buscando no tempo, por si, tal associação. Acredito ainda que dessa forma esteja incitando sua curiosidade à medida que avance passos adentro. Sua leitura poderá inclusive ter início pelo fim ou pelo meio, que não haverá prejuízo algum para a percepção de que as coisas no Brasil nunca mudam. Ficará fácil constatar que a vontade política é trabalhada para a perpetuação da incompetência administrativa, obviamente frutífera para algumas minorias.

Penso que, se me dispus a estas publicações, deva estar antes de tudo, suscetível a criticas e, portanto, nada melhor que deixá-lo, valendo-se unicamente das informações contidas no texto, localizar-se na história. Caso não lhe seja possível, temo que o trabalho perca qualidade perante seu julgamento pessoal. Por conseguinte, acredito que isso não acontecerá; a não ser que o leitor não tenha, em tempo, tomado conhecimento dos fatos aqui retratados. Procurei selecionar de tudo um pouco; certamente sempre críticas, porém algumas muito sérias carregadas de um claro amargor. Outras, mais suaves, pândegas e até envoltas num humor sarcástico. Noutras retrato problemas da minha São João del-Rei. Até cartas para congressistas em Brasília há. E em alguns pontos, para abusar da sua paciência, introduzi coisas muito particulares. Críticas à parte, nessas, apenas falo de mim, afinal, apesar de amigos, talvez nunca tenhamos trocado impressões sobre coisas tão pessoais. . .

Aqueles que me conhecem há tempos, sabem que sou um obstinado por política, apesar de jamais tê-la exercido diretamente. Motivos houve de sobra e numa oportunidade poderei explaná-los. Todavia, do fundo do coração, afirmo que tal paixão tem como motor um doloroso inconformismo por ver o Brasil tão esplêndido e tão vilipendiado; vítima inconteste dessa cultura avassaladora de demasiada tolerância à antiética e à imoralidade na administração pública. Comprovadamente este é o pior dos tsunames com potencial para ter retardado nosso progresso mais de três séculos e grande responsável pela perpetuação da pobreza de metade da nossa população, pelo analfabetismo total e funcional, pela violência social e pelo abismo intransponível que aliena gigantesco contingente, maior que um quinto da população do continente sul americano. Diante do inaceitável absurdo, impossível me conformar em silencio diante dos atos e fatos que vão vergonhosamente enxovalhando nossa história e nos deixando como um gigante deitado sobre o escravismo que a Lei Áurea não foi capaz de abolir.

O título? Esse, talvez, seja o mais difícil explicar. GRITOS SEM ECOS representa uma espécie de pedido de socorro do náufrago, que sabe que de nada adiantará espernear, pois não há interlocutores, não há socorro, não há saída, não há conscientização; mas, assim mesmo, grita.

Será um prazer receber sua visita e ler suas opiniões, elogios ou críticas.

Forte abraço!



sexta-feira, 8 de abril de 2011

A HORA E A VEZ DOS RELEGADOS POPULISTAS

            O episódio do gás boliviano trás nas entrelinhas características bastante interessantes que, por isso mesmo, merecem algumas considerações. No dia 04 de maio último os presidentes do Brasil, da Venezuela, da Argentina e da Bolívia se encontraram para discutir os rumos da política energética na América do Sul. Quatro presidentes! Quatro homens de origem humilde, que nasceram em regiões remotas de seus países, sem acesso ao conforto dos grandes centros, nem às mordomias gozadas pelos meninos mais abastados.
            Nestor Kishiner, nascido lá no extremo sul da Argentina, região desabitada e com índices de pobreza maiores que a média do país, foi um político inexpressivo até se transformar em presidente. Lula, um nordestino migrante e fugitivo da fome, sem escol nem gravata, de dedo cortado numa máquina da vida. Inteligente, oportunista e falastrão; desenvolveu a coragem e a persistência capazes de vencer a resistência dos poderosos e a paciência do eleitor. Chaves, o venezuelano metido a Fidel Castro, um comunista amarelo, que gosta de desafiar as elites e os Estados Unidos com desaforos verbais, mas que continua vendendo bilhões de dólares em petróleo àquele mesmo país. E, por último, Evo Morales, o protagonista da última hora, um andino pobre e aventureiro, que desceu das montanhas para ascender ao poder.
            Que lição encerra essa realidade é a questão chave. Esses homens no poder significa que o método do massacre adotado pelas elites desde os tempos coloniais vem chegando ao fim. Os doutores estão perdendo espaço na confiança do povo e os “joõesninguém”, agora, como nunca, mais protegidos pelos ventos democráticos se encorajam e, cada vez mais, reivindicam o direito constitucional que garante a todos, sem exceção, o direito de se eleger. As elites podem ir se acostumando, porque o fenômeno esta apenas no início. Se os menos favorecidos são a maioria, obviamente as chances dos representantes dessas alas são maiores, ainda mais considerando-se que grande parte da dissidência do eleitorado descontente com os partidos de elite vem se alinhando e se encantando com os discursos da esquerda, refúgio natural desses candidatos alternativos.
            O exercício da política assim, muito mais rápido do que se imagina, vai deixando de ser um privilégio das oligarquias tradicionalistas e se transformando numa arma de desforra nas mãos dos relegados, invariavelmente cheios de ódio oriundo dos traumas e frustrações naturais da vida sofrida da qual emergiram. O melhor exemplo temos na conduta do venezuelano Chaves, que visualiza o aprofundamento do ódio entre as camadas sociais de seu país como a melhor forma de encontrar o equilíbrio social. Para isso usa da força da intimidação, contrariando preceitos democráticos básicos e se valendo daquela velha forma populista de governar aclamando com “oba oba” até o luar ou a chuva que cai para refrescar as tardes quentes de Caracas. Na verdade os seus pobres continuam tão ou mais pobres que antes e prova disso é a existência dos favelões de Caracas.
            O velho populismo é ruim de qualquer maneira. Só serve para enganar os mal informados, pois nunca funciona, nem sob a oratória elitista dos doutores, nem sob a rudez dos plebeus e, além disso, está sempre a colocar em risco o que vai bem. Isso porque não mede conseqüências uma vez que visualiza apenas interesses materiais e promoção pessoal. Evo Morales ganhou as eleições bolivianas, porque seu povo esta cansado da exploração dos poderosos. Primeiramente, dos poderosos deles e depois do imperialismo das transnacionais, entre elas, a Petrobrás. Entretanto o seu discurso e sua conduta Robinwoodiana prometem novos tempos fingindo desconhecer as retaliações desastrosas previstas nos contratos que ninguém os obrigou assinar. O discurso populista continuará dizendo que aqueles contratos serão renegociados como se confiança não fosse algo que se conquista com muita responsabilidade, persistência e constância de objetivos.
            Há, entretanto algo que precisa ser considerado. Evo Morales está diante de um gigante de joelhos. Os negociadores brasileiros avançaram na lua dele pensando que era queijo optando por uma matriz energética que o Brasil só dispõe de 30% das suas necessidades. Os outros 70% estão no quintal boliviano e, além disso, existe plantado naquele território um exuberante complexo que custou ao povo brasileiro 1 bilhão e meio de dólares. Ora, isso é tão certo quanto “dois mais dois são quatro”: se construo na horta do vizinho estarei sempre disposto a tolerar suas exigências, porque senão, um belo dia, não entro em casa; a não ser que tenha trunfo nas mãos. E quais trunfos tem o Brasil com relação à Bolívia? A China, por exemplo, é um país que recebe investimentos do mundo inteiro, tem um sistema político que suscita certa dúvida nos investidores, mas, em contrapartida, tem “telhado de vidro”, porque também faz investimentos no mundo inteiro e certamente mantém bilhões de dólares depositados nos grandes bancos internacionais. Quais investimentos e  quantos bilhões de dólares tem a Bolívia depositados no Brasil ou em qualquer outro banco do mundo? Entretanto, nossos negociadores não vêem risco nenhum em nada. Pelo que parece o Brasil está mesmo vocacionado a ser o filantropo da América Latina. Vamos aliviar a miséria deles com a nossa miséria. Viva o Populismo!


O CHORO DO GIGANTE DE BARRIGA CHEIA

Esses governantes brasileiros são mesmo uma piada. Quando no poder, permitem que a vaidade lhes adormeça o juízo e aí começam a fazer asneiras absurdas e inesquecíveis.  Nosso querido senador Sarney, quando na presidência, botou na cabeça que o Brasil merecia participar do G7 pelo seu gigantismo pela própria natureza. Aí, sem ser convidado, encheu dois aviões de penetras, dentre eles Juruna, o índio do gravador e partiu para um dos encontros. Lá estando mandou avisar que havia chegado, certamente aguardando que o aparato fosse ao seu encontro dar boas vindas. Mandaram dizer que a reunião era restrita aos convidados e nossos patrícios voltaram com os rabinhos dentre as pernas. Antes da volta, logicamente, fizeram compras; mas com dinheiro próprio, pois naquela época ainda não existia cartão corporativo.
            Color de Melo, revelou sua frustração profissional. Queria ser “milico” e como não passou na academia militar foi ser presidente e se vestiu de general Indiana Jones. Na época até nos emocionamos com aquele garbo de cavaleiro da távola redonda e falamos: - Eh! Esse menino vai dar para um bom presidente!... E vejam só; deu mesmo! A sabedoria popular é incrível, nunca erra...
Fernando Henrique, enquanto que no seu quintal os banqueiros engordavam, suas galinhas iam sendo aniquiladas pela onda de desemprego e uma montanha de bilhões de reais das privatizações se evaporava pela chaminé da especulação; saia por aí, com aquela sua cara de mágico da caixa preta e pose de papagaio poliglota dando uma de “professor pardal” Ensinava regras de economia até para doutores de Harvard. Certa vez, até dormiu com o Bill Clinton, lá no rancho de Camp David. Depois disse que fez isso porque não sabia onde era o interruptor e entrou no quarto errado.
Lula! Esse é um líder mundial nato! Um magnânimo! Não se cansa de esbravejar com os países ricos pedindo justiça: “Tenham dó dos pobrezinhos da África que até hoje plantam e colhem com as mãos”! Tenham compaixão do Brasil com sua vocação para celeiro do mundo. “Agora que chegou nossa vez começam a criar barreiras comerciais. Subsidiam tudo descaradamente. Colocam entraves ao uso do álcool de cana e agora querem criar problemas com o diesel verde”.
Nós, povo brasileiro, não podemos nos esquecer que esses homens são atores e vivem a vida em cena. Não perdem um minuto na ribalta e sua grande preocupação é dissimular a realidade. Qual realidade? Aquela que está bem a nossa frente e nem sempre conseguimos enxergar. Lula esta, agora mais que nunca, engajado na luta contra o protecionismo agrícola do primeiro mundo. Verdadeira tolice pensar que aquelas sociedades milenares, altamente nacionalistas, submetidas a rigorosos invernos que só permitem atividades ao relento por apenas quatro meses a cada ano, vão abandonar seus produtores à própria sorte em nome de uma ética fluídica e de pobres que vivem do outro lado do mundo, a maioria deles governados por irresponsáveis ladravazes. Lula esta parecendo a cigarra que trabalha cantando e implora compaixão das formigas que trabalham provisionando.
A competição faz parte das relações humanas e ganham os que forem mais capazes. É um contra-senso querer impor ao meu oponente armas iguais às que possuo. Obviamente, se ele dispõe de outras mais potentes vai usá-las sem piedade. Quais recursos pode então o Brasil lançar mão nessa arena de titãs? Outro dia vi numa reportagem um grande ruralista brasileiro, presente na feira brasileira de agro-negócio, dizer a um repórter que os produtores brasileiros reivindicam do governo apenas paz para trabalhar. “O dia que o governo nos deixar em paz arrebentamos a boca do balão”.
Lula, presidente do Brasil das  potencialidades, em vez de ficar por aí gastando nosso dinheiro com tanto falatório, devia agir no sentido de conter a fome de gastos da máquina pública, labutar em prol de uma reforma fiscal justa e inteligente, convencer sindicalistas que ganham quarenta mil reais por mês a reciclarem suas idéias e trabalharem para acabar com o paternalismo das leis trabalhistas, que, além de sacrificar as empresas, engessa a capacidade de geração de empregos.
O custo Brasil é um dos mais altos do mundo e constitui-se no inimigo mortal da nossa produtividade. Se Lula conseguisse isentar o produtor brasileiro de vinte por cento da carga tributária atual, em um ano, o Brasil se transformaria na China da América do Sul, geraria empregos para tirar a juventude da desesperança, colocaria nossos repolhos até no chucrute dos alemães e, de quebra, reduziria a violência social; com a garantia de que, num segundo passo, a arrecadação de impostos não só recuperaria seu patamar inicial, como também se duplicaria.
Essas são medidas plausíveis e possíveis a curto prazo. Em seguida esperar-se-ia do presidente atenção especial com a logística nacional, uma das mais ineficientes do mundo, a fim de dar mais um gás nos índices de produtividade. Aí seriam eles que iriam clamar pela nossa compaixão e nós, nem por isso poderíamos ser acusados de antiéticos.



/./././././././././