APRESENTAÇÃO


O conjunto de trabalhos que o amigo leitor encontrará aqui foi produzido ao longo de alguns anos. Não posso aqui precisar quantos, talvez uns vinte. A grande maioria deles publicada no jornal A TRIBUNA SANJOANENSE de SÃO JOÃO DEL REI (minha terra nanal) e NOVA MIDIA de BARBACENA; ambas tradicionais cidades históricas mineiras muito politizadas.

Obviamente há uma cronologia de publicação associada aos acontecimentos que inspiraram as respectivas reflexões. Depois de muito pensar, se deveria mencionar datas, resolvi aboli-las, pois achei que correria o risco de tornar seu passeio um tanto dirigido e até cansativo. Posso imaginar alguém lendo algo retratando fato acontecido há anos! Talvez se sinta entediado. Então, no intuito de instigá-lo, apresento uma miscelânea de trabalhos recentes e antigos, a fim de lhe subtrair, de propósito, qualquer direcionamento e deixá-lo livre para pensar, buscando no tempo, por si, tal associação. Acredito ainda que dessa forma esteja incitando sua curiosidade à medida que avance passos adentro. Sua leitura poderá inclusive ter início pelo fim ou pelo meio, que não haverá prejuízo algum para a percepção de que as coisas no Brasil nunca mudam. Ficará fácil constatar que a vontade política é trabalhada para a perpetuação da incompetência administrativa, obviamente frutífera para algumas minorias.

Penso que, se me dispus a estas publicações, deva estar antes de tudo, suscetível a criticas e, portanto, nada melhor que deixá-lo, valendo-se unicamente das informações contidas no texto, localizar-se na história. Caso não lhe seja possível, temo que o trabalho perca qualidade perante seu julgamento pessoal. Por conseguinte, acredito que isso não acontecerá; a não ser que o leitor não tenha, em tempo, tomado conhecimento dos fatos aqui retratados. Procurei selecionar de tudo um pouco; certamente sempre críticas, porém algumas muito sérias carregadas de um claro amargor. Outras, mais suaves, pândegas e até envoltas num humor sarcástico. Noutras retrato problemas da minha São João del-Rei. Até cartas para congressistas em Brasília há. E em alguns pontos, para abusar da sua paciência, introduzi coisas muito particulares. Críticas à parte, nessas, apenas falo de mim, afinal, apesar de amigos, talvez nunca tenhamos trocado impressões sobre coisas tão pessoais. . .

Aqueles que me conhecem há tempos, sabem que sou um obstinado por política, apesar de jamais tê-la exercido diretamente. Motivos houve de sobra e numa oportunidade poderei explaná-los. Todavia, do fundo do coração, afirmo que tal paixão tem como motor um doloroso inconformismo por ver o Brasil tão esplêndido e tão vilipendiado; vítima inconteste dessa cultura avassaladora de demasiada tolerância à antiética e à imoralidade na administração pública. Comprovadamente este é o pior dos tsunames com potencial para ter retardado nosso progresso mais de três séculos e grande responsável pela perpetuação da pobreza de metade da nossa população, pelo analfabetismo total e funcional, pela violência social e pelo abismo intransponível que aliena gigantesco contingente, maior que um quinto da população do continente sul americano. Diante do inaceitável absurdo, impossível me conformar em silencio diante dos atos e fatos que vão vergonhosamente enxovalhando nossa história e nos deixando como um gigante deitado sobre o escravismo que a Lei Áurea não foi capaz de abolir.

O título? Esse, talvez, seja o mais difícil explicar. GRITOS SEM ECOS representa uma espécie de pedido de socorro do náufrago, que sabe que de nada adiantará espernear, pois não há interlocutores, não há socorro, não há saída, não há conscientização; mas, assim mesmo, grita.

Será um prazer receber sua visita e ler suas opiniões, elogios ou críticas.

Forte abraço!



domingo, 24 de maio de 2020

APERFEIÇOAMENTO PESSOAL, A LIBERDADE E A FEDERAÇÃO BRASILEIRA EM RISCO

APERFEIÇOAMENTO PESSOAL, A LIBERDADE E A FEDERAÇÃO BRASILEIRA EM RISCO

Ainda bem que a vida é uma sucessão somatória de aprendizados e nós nunca somos os mesmos no outro dia. Imagine o quanto  aprendemos desde que ouvimos falar no tal Covid 19. Uma notícia vinda de um país longínquo, que inicialmente entrou num ouvido e saiu no outro, foi o limiar de uma nova era de intenso aprendizado, que servirá para que a humanidade repense valores há muito solidificados e até então impossíveis de ser contraditos ou  mesmo discutidos. O mundo caiu como um patinho na velha arapuca chamada “Unanimidade” e mais uma vez ficou provado que essa falsa zona de conforto é burra.

A unanimidade gerou acomodação e matou a Dialética, este motor que transportou a humanidade da Idade da Pedra à Cibernética. E agora com o auxilio do Vírus Inimigo, a Dialética renasce e volta ao centro da mesa. Passamos a contestar, a discutir e a duvidar até da nossa própria sombra e perguntas e mais perguntas pairam no ar. Respostas e soluções com o tempo certamente virão e todos teremos mudado para melhor. Muitos terão soçobrado! Em compensação, quem ficar viverá num mundo mais seguro e mais consciente do quão necessário é se fazer justiça sem promessas vãs e populismo bandido, como também quão importante é não acreditar em falsos messias.

O mundo em tempo percebeu que dormir no colo da China pode até o presente ter sido um bom negócio, mas é chegada a hora de pular bem firme no chão e correr. Lembramos que quem confia demais pode se decepcionar demais e que a virtude esta no Equilíbrio. Não é seguro para povo nenhum estar agregado a um Único Eixo de Influência, portanto a velha “Guerra Fria” entre a “União Soviética Comunista” e a “Democracia Liberal Americana” foi util, uma vez que  jamais tenha esquentado pra valer por causa do “Medo Mutuo”.

Porém a realidade que o Senhor Covid está delineando é que boa parte da Sociedade Mundial nos últimos vinte anos esteve adormecida à noite e trabalhando duro durante o dia, enquanto a outra banda trabalhou em tempo integral para solapar o Eixo Americano e gradativamente esta tentando ensinar ao mundo a não respeita-lo ou até mesmo não temê-lo. Estão intentando um racha no Equilíbrio de Forças. Isso é um mal presságio. Querem convencer o mundo que a “Liberdade defendida pelos Americanos na sua “Constituição Bicentenária” é a culpada da Desigualdade, da Miséria e da Fome no Mundo. O Abominável “Politicamente Correto” passou a perseguir aqueles que a defendem e apoiar os que pregam “Controles Sociais”, que diga-se com todas as letras, jamais funcionaram em lugar algum. A História é testemunha de que os Controladores tornaram-se e tornam-se Assassinos Vorazes, totalmente despreocupados com qualquer Justiça e montam no Estado com o único propósito de sugar o povo em proveito próprio.

Nós Brasileiros em particular estamos vendo um Eleito Democraticamente defender as Liberdades e a Justica Econômica ser cruelmente desautorizado e apedrejado. Além do mais ainda apedreja-se a União Federativa, com Atribuição Excessiva e Parcial de poder a Governadores de Estados e Prefeitos, lhes conferindo poderes extremos sem a justa cobrança de qualquer responsabilidade. Entra em pauta o perigo de algum deles mais ambicioso, afoito e corajoso gostar da autonomia autoritária e apoiado por Potências Alienígenas se decretar “Presidente do Estado X” com o imediato reconhecimento internacional  interessado em novos horizontes de exploração e domínio. Não será a primeira vez. Há na nossa própria História registro de semelhante aventura.

Enfim, aqui no Brasil, na sombra do Combate ao Inimigo Comum, estão nos forçando a aceitar impassíveis a substituição da Brasilidade Democrática centrada na maior autoridade do País - Eleita Democraticamente - por Algemas, Prisões de Indefesos, Libertação de Bandidos Perigosos e pela desídia com Recursos Públicos patrocinados pelo povo desarmado, que breve estará sem emprego habitando um País Quebrado.

Se no final nos sobrarem, além do aprendizado, Liberdade e Hospitais equipados com UTI’s e Respiradores estará bom demais. Pior será, se tudo isso for enterrado no gramado dos Estádios Futebolísticos Inúteis e Super Faturados. Então, a morte, por sua vez, continuará seu voo furtivo sobre a fome, a desnutrição e o desequilibrio emocional. Aí tardiamente dirão: Bolsonaro estava certo!

p/Antonio Kleber dos Santos Cecilio